Aniversário – Mensagem do Presidente Fernando Lucas

2023 é um ano muito especial para o White Sharks e, estamos certos, para a comunidade beisebolística nacional e para o Desporto em Almada. Comemorar vinte anos de existência é um marco significativo. Representa um percurso de que nos orgulhamos, com altos e baixos, é certo, mas sempre recheado com o entusiasmo dos atletas, a dedicação dos dirigentes, o carinho das famílias e a generosidade daqueles – particulares, empresas e entidades – que sempre entenderam a nossa visão e nos apoiaram.

Quem acompanhou esta nossa caminhada desde o início regista com emoção os primeiros treinos na ESEN, os jogos de Softebol de Desporto Escolar, as primeiras vitórias e, depois, com muita determinação e vontade de crescer, a fundação do clube em 2003, o primeiro estágio em Sintra e a estreia WS no Campeonato Nacional de Beisebol de seniores em 2004.

A seguir veio a conquista da série B do Campeonato Nacional de Beisebol em 2005, os primeiros torneios internacionais, a organização do TIB, sub-18 no recém-inaugurado Estádio José Martins Vieira, a primeira vitória no campeonato nacional de juniores, os anos de ouro com um pleno de títulos, 2008, 2011, 2012, 2013 e 2016, o Euro Cup Qualifier, em Antuérpia, a primeira de quatro participações, os torneios de juniores de Pineuilh e Barcelona, e a recente criação da Academia WS. São seis títulos nacionais absolutos de Beisebol, mais três de juniores, para além de múltiplas outras conquistas de taças e torneios, em Portugal e além-fronteiras e outros tantos títulos nas competições desportivas escolares. Mas também, nos domínios social e cultural foram recorrentes nos nossos planos atividades como o Buddies Softball Day, o Pais & Filhos, as intervenções na Quinzena da Juventude, Jogos Desportivos e Troféu Almada.

Todavia, para além dos nossos naturais objetivos competitivos e de representação, com tudo o que isso pressupõe de reflexão, organização e trabalho de retaguarda, apostámos sempre e continuaremos a apostar na promoção do Beisebol / Softebol na nossa Cidade e assumimos como principal preocupação a formação desportiva dos nossos jovens.

Sucessivas gerações de praticantes têm passado e irão continuar a passar pelas equipas do clube, testemunhando o espírito WS, a entrega e a camaradagem, mas também partilhando os objetivos e contribuindo de algum modo para a sua edificação. A par dos dirigentes WS, sócios, colaboradores, familiares e amigos, também todos os nossos atletas foram sempre sendo chamados a colaborar nas inúmeras tarefas de preparação e organização, absolutamente necessárias para sustentar a atividade e o sucesso do White Sharks.

Com a vontade e a participação de todos, queremos que este ano seja único e inolvidável. Por isso constituímos uma comissão organizadora com alguns dos nossos elementos mais empreendedores e criativos, pronta para abraçar grandes desafios e que está a lançar um conjunto de eventos comemorativos de que adiante vos daremos conta e para os quais contamos, desde logo, com a divulgação e a participação de todos. Queremos que sejam momentos de encontro da família WS, mas também de reencontro com todos aqueles que por variadíssimas razões têm estado afastados das atividades do Clube. Serão também, com certeza, oportunidades de descoberta para muitos dos que nos rodeiam e que ainda alegam desconhecer as nossas modalidades.

Mobilizem-se por favor e participem! Todas as ideias, sugestões e críticas, desde que construtivas, serão obviamente bem-vindas.

E, se a memória é mesmo importante, devendo ser cultivada, resta-nos aproveitar este tempo de comemoração para alicerçar devidamente o futuro, desenvolvendo as sinergias, a experiência, competência e saberes que nos permitam, em conjunto, continuar a honrar e a engrandecer o White Sharks. E esse futuro há de passar, certamente, pela construção do campo municipal de Beisebol e Softebol, pelo crescimento da Academia de Formação, pela maior adesão e envolvimento da comunidade nas atividades dinamizadas e pelo desempenho sempre digno e vitorioso das nossas equipas.

Fernando Lucas
Presidente do White Sharks ABC

  • Partilhar: