Entrevista a Pedro Lucas

Pedro Tomé Lucas, ex-jogador da equipa Sénior do White Sharks (ou talvez “não”) e elemento fundador do clube, respondeu-nos a umas questões onde revela vários aspectos sobre a sua vida pessoal e a relação com o baseball.

Há quanto tempo começaste a jogar baseball? Como o fizeste?
O beisebol faz parte da minhas memórias mais antigas: quando comecei a andar, comecei a jogar! Foi uma paixão que passou de pai para filho e que estava sempre muito presente em toda a logística familiar do dia-a-dia.

Qual o momento mais marcante para ti desde que jogas baseball? Podes explicar-nos um pouco?
A estreia do campo de Abrantes a 22 de Julho 2006 foi muito importante porque foi um sonho tornado realidade depois de muitos anos de espera. Finalmente tinhamos um campo dedicado ao “nosso” desporto o que foi por um lado o reconhecimento de muitos anos de trabalho e por outro deu-nos esperança de que o beisebol poderia evoluir e crescer muito mais a partir daquele momento.

Qual a tua ligação atual ao White Sharks?
Fiz parte da equipa fundadora dos WSABC, na altura estava no 8º ano na Emídio Navarro e jogávamos no desporto escolar pela primeira vez. Depois continuem a jogar durante muitos anos, integrando a primeira equipa sénior e participando nas respectivas competições nacionais e internacionais. Neste momento, sou mais fã do que jogador por motivos familiares, mas com um lugar no coração reservado aos WS!

Fala-nos um pouco da tua vida pessoal/profissional?
Sou casado, com duas crianças pequenas e sou consultor no sector farmacêutico.

Como achas que o baseball impacta a tua vida pessoal?
O beisebol foi um pilar na minha formação como pessoa tanto em termos de espírito de equipa como em termos de disciplina e resiliência. Qualquer desporto envolve sacríficios, mas quando se tem as prioridades bem definidas e se sabe gerir o tempo tudo é possível… até determinado ponto. Confesso que depois de ter filhos, tem sido mais dificil continuar a praticar com regularidade, mas vai melhorar à medida que as crianças vão crescendo.

Que futuro vês para o baseball e para o White Sharks?
Acho que o desporto reconhece cada vez mais a importância de cada equipa ter vários escalões estários de competição e destes começarem com as camadas mais jovens possíveis. Neste ponto os WS têm sido e continuarão a ser um modelo a seguir. E este modelo tem evoluído muito com uma ligação cada vez mais próxima entre os escalões jovens do desporto escolar e o escalão sénior. É preciso também haver condições para a prática desportiva com campos dedicados para o efeito.

 

Queremos agradecer imenso a disponibilidade do Pedro Lucas para a entrevista e para os muitos anos que vem dedicando ao clube!

  • Partilhar: