I Fantasy League WS – Resumo do primeiro terço

Decorrido o primeiro terço da nossa liga fantasy White Sharks, esta é uma ótima altura para fazer um balanço de uma competição que tem sido extremamente renhida e altamente imprevisível.

Época estranha na MLB🤕❓
As competições fantasy de basebol espelham a realidade do que se passa na Major League, e o que temos assistido este ano na liga norte-americana tem sido altamente inesperado. Segundo as estatísticas, este ano já houve mais 30% de lesões do que em anos anteriores, principalmente lesões musculares, possivelmente fruto da transição de uma época reduzida de 60 jogos que tivemos no ano passado, para uma época regular de 162 dois jogos que temos este ano. Adicionalmente, esta também tem sido uma época em que os números de strikeouts aumentaram bastante, com a liga a registar a mais baixa média de batimentos da sua história (.236), de tal forma que já ocorreram 6 no-hitters (jogos em que o lançador completa um jogo inteiro sem permitir um batimento/hit) em menos de um terço da temporada, sendo que o recorde da história da MLB é de 8 no-hiters numa época inteira.

Uma liga renhida🏇
Posto isto, se os managers da MLB têm tido uma tarefa difícil para contornar todas estas lesões e falta de produção ofensiva, o mesmo se tem passado com os nossos managers da liga Fantasy White Sharks, com a necessidade constante de procurar alternativas na lista de jogadores livres (ou “waiver wire”) para colmatar as ausências por lesão ou falta produção inesperada por parte de jogadores mais cotados.

É neste contexto adverso que temos tido uma luta renhida pela liderança da liga, com a equipa do capitão João Tiago Fonseca (Peuguices) a assumir a liderança desde há uma semana para cá, mas com apenas 4.5 pontos a separarem as primeiras 5 equipas. Sendo que desde o início da competição já tivemos 5 equipas diferentes no primeiro lugar, das quais a equipa do Gonçalo Bento (Veni Vidi Vici) foi quem mais tempo esteve na liderança até agora (quase 5 das 10 semanas que tivemos de competição).

Em ascensão🔥
Apesar do seu sexto lugar, a equipa do Carlos Tavares (Trombalanzanas) tem vindo a aproximar-se dos lugares cimeiros de forma considerável. No ultimo mês conseguiu subir a sua pontuação de 58 para 76 pontos, fruto de muita mexida no seu plantel (um total de 52 mexidas, liderando destacadamente a competição nesta estatística, já que a segunda equipa com mais mexidas tem apenas 39!)

Em queda❄
Em sentido inverso está a equipa do Miguel Simões (Big Mike’s Dingers) que, fruto de muitas lesões, tem visto a produção da sua equipa cair bastante, apesar de contar com vários jogadores de grande potencial.

Antevisão🔭
Existe muita expectativa para perceber como recuperam muitos dos jogadores com lesões musculares, muitos dos quais são esperados regressarem nas próximas semanas. Igualmente, jogadores como Francisco Lindor, Mookie Betts ou Freddie Freeman têm vindo a subir de produção depois de um início de época anormalmente fraco. Tudo isto junto poderá indicar muita imprevisibilidade daqui para frente na luta pela liderança da primeira edição da Liga Fantasy White Sharks.

– António Lourenço

  • Partilhar: